Algumas pessoas pensam que o sarampo é apenas uma pequena erupção cutânea e febre que desaparece em poucos dias, mas o sarampo pode causar sérias complicações à saúde, especialmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Sintomas:
Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte.
Transmissão:
O sarampo é um vírus altamente contagioso que vive no nariz e no muco da garganta da pessoa infectada. E é transmitida para os outros através da tosse e espirros.
Permanência em ambiente infectado:
Se outras pessoas respirarem o ar contaminado ou tocarem na superfície infectada e tocarem seus olhos, narizes ou bocas, elas poderão se infectar. O sarampo é tão contagioso que, se uma pessoa o possui, até 90% das pessoas próximas a essa pessoa que não estão imunes também se infectarão.
Prevenção:
Como o sarampo continua circulando mundialmente, campanhas de vacinação têm sido promovidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao longo dos últimos anos, com o objetivo de atingir 95% de cobertura vacinal. No entanto, em algumas comunidades a cobertura global com a primeira dose de vacina contra o sarampo parou em 85%, enquanto a cobertura de segunda dose fica em torno de 67%, ambas abaixo de 95%, que é o esperado pela OMS para evitar surtos e não deixar comunidades em risco.
O rápido diagnóstico desta doença pelos laboratórios públicos e privados pode identificar as infecções agudas, bem como saber sobre o status vacinal do paciente, o que conduzirá ao rápido tratamento dos doentes, quando necessário, ou à ampliação da campanha de vacinação.
Como apoio ao diagnóstico do Sarampo a Serion Brasil possui os testes SERION ELISA classic Measles IgG e IgM. O kit IgM é recomendado para a detecção sensível de infecções agudas. Enquanto, o teste SERION ELISA classic Measles Virus IgG pode ser usado para determinar o estado imune, fazer o controle vacinal e, também, para demonstrar a produção de anticorpos em amostras de líquor. A quantificação da atividade dos anticorpos IgG é realizada com base no padrão internacional da OMS e, portanto, expressa em mUI/ml.